quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A criança e o adolescente e o processo da violência da mídia como um produto de mercado


Por Eklivan Marcel Costa de Oliveira*

Esse texto é fruto a principio de minha pesquisa no PROCON+ dentro da ótica mais geral dentro da pesquisa da Psicologia Econômica e do Consumidor, ampliando o leque agora para os pontos comuns entre a lei do ECA (Lei 8069) e CDC(8078). Levantarei questões como a relação entre a mídia oficial e a criação de seres humanos manipulados por esse mercado em especial nossas crianças e jovens. 

Irei abordar também nesse trabalho apresentado, como à cultura do excesso é passada pela nossa extremada de modelos de famílias ou por desenhos como os Simpsons , assim como por propagandas de margarinas por exemplo. Nesse contexto será abordado o fenômeno da banalização da violência de forma institucionalizada assim como, de valores morais e éticos nesse contexto de violência generalizada que nos bate a porta todos os dias, onde nossas crianças e jovens se apresentam como um alvo, hipervulnerável dessa armadilha do mercado por ser um ser que se encontra em fase de formação psíquica e de sua personalidade. 
       
Esse meu trabalho baseado em uma pesquisa será abordado fundamentado na pesquisa da UNICEF de 1999 duas hipóteses levantadas, nesse estudo com relação do estímulo diário de agressividade que algumas crianças recebem cotidianamente pelos mais diversos tipos de mídia tais como, internet, programas jornalísticos, jogos de vídeo games desenhos animados etc. 

Com sinais de agressividade apresentados pela maioria delas. Hipóteses essas levantadas pelo estudo brasileiro realizado em relação á pesquisa sobre normas contexto de violência e mídia: hipótese behaviorista, que levanta a ideia no qual essa criança ou esse jovem é condicionado a captar aquela agressividade excessiva e pelo fato de se algo cotidiano para ele, o mesmo adquire uma personalidade com traços violentos em muitos casos. 

Hipótese fundamentada na Psicologia Social que defende a ideia que a mídia exagera algo que é social em nome de uma cultura consumista, como também pelo fato desse sistema capitalista ditar as normas dessa linguagem da mídia oficial. 

Cito Artigos do Estatuto da criança e do adolescente (ECA) tais como: II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

No artigo IV do Eca diz que: o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social”. art13- -:Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Precisamos resgatar esses nossos  sentimentos e valores humanitários devem ser resgatados.

Colocarei dentre outras questões como é forte a influência do contexto de  violência diária pode interferir em nossas relações interpessoais principalmente de alguns seres Humanos em processo de desenvolvimento de sua personalidade.  

Na Era da informação se faz necessário o contínuo monitoramento dos pais quando os filhos estão no quarto por exemplo sozinhos no computador ou na sala vendo TV. Defendo o diálogo como a solução disso . Art. 32º(ECA). 

O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos é obrigatório e gratuito na escola pública terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: Inciso II-A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. 

Para concluir coloco que o ideal (valor)   ditado pela mídia à  como o consumo qualquer preço e quase de forma hipnótica nos faz alterar a tanto à percepção principalmente de crianças e jovens. termino esse resumo, com uma grande interrogação porque será que esse estímulo de violência diária a exemplo da TV nos programas em formação atingem mais a uns do que há ouros jogo para vocês pensarem! 


*É Psicólogo e hipnoterapeuta

4 comentários:

  1. hipótese behaviorista, que levanta a ideia no qual essa criança ou esse jovem é condicionado a captar aquela agressividade excessiva e pelo fato de ser algo cotidiano para ele, o mesmo adquire uma personalidade com traços violentos em muitos casos. Por gentileza caros amigos gostaria que revisassem o texto meu publicado com essa alteração colocando da forma como eu postei em meu comentário. Antecipadamente muito obrigado e desculpe os transtornos causados. Ass; Eklivann Marcel.

    ResponderExcluir
  2. obs: Nome: Eklivann Marcel certo. E o texto que repeti abaixo por gentileza corrigir!

    ResponderExcluir
  3. Digo acima por gentileza veja à possibiliddade de corrigir!

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza corriga segundo a revisão que fiz no dia 20 de fevereiro a parte errada de meu artigo retificado no comentário do blog!

    ResponderExcluir