Por Correio de Alagoas
Reportagem: Cadu Amaral
Já
faz algum tempo que o debate sobre a democratização dos meios de comunicação
ganhou mais força. É óbvio que os chamados barões da mídia sempre escamoteiam
essa discussão com a conversa mole de ataque à liberdade de imprensa ou,
imaginem, à democracia. Diante do ganho de força de esse debate, os governos de
Lula e Dilma, a segunda em especial, foram bastante cobrados. Inclusive sobre a
distribuição dos gastos com propaganda entre os veículos de comunicação.
Infelizmente por mais que o presidente da república queira, mudar a lógica
vigente na mídia, fazendo valer a Constituição de 1988 não é nada fácil.
Como
é sabido por todos que minimamente acompanham esse debate, a Globo é a campeã
em recebimento de verbas publicitárias do governo federal. Ela é também a mais
golpista das irmãs da nossa “grande imprensa”. Mas e sobre os gastos nos
governos estaduais pouco ou nada se fala. Até pela concentração gigantesca no
setor, sempre temos a sensação de que todas as empresas de comunicação são a
Globo, Veja, Estadão e Folha. Mas não são.
Recebemos
do advogado Pedro Acioli Filho dados dos gastos referentes à publicidade do
governo do estado de Alagoas. Em resposta a um requerimento feito por ele ao
governo estadual, baseado na Lei de Acesso à Informação (LAI), dados referentes
aos anos de 2008 a 2013 (mês de julho) lhe foram passados. Diante de tanta
informação, comento aqui os gastos com tevê, web e agências publicitárias. Em
outros momentos, comentaremos outros gastos.
Acioli
questionou quais eram as empresas responsáveis pela propaganda oficial e quanto
se pagava a elas. No e-mail enviado como resposta, a Secretaria de Comunicação
do governo (SECOM) informou que “De acordo com a publicação no DOE do dia 17 de
outubro de 2008, que homologou o procedimento licitatório AGESA nº 002/2008, as
Agências que atendem ao Estado de Alagoas são: Paz Publicidade e Marketing
Ltda. Novagência Propaganda Ltda.-ME. Sotaque Brasil Publicidade e Propaganda
Ltda. e BCO Propaganda Ltda.”. Todas com contratos no valor de R$ 10.500.000,00
(DEZ MILÕES E QUINHENTOS MIL REAIS). Totalizando R$ 42.000.000,00 (QUARENTA E
DOIS MILHÕES DE REAIS).
A
SECOM também garantiu que “os veículos de mídia a definidos para divulgação
dependem do alcance da campanha”, ou seja, audiência. E que a secretaria monitora
o andamento e a aprovação das campanhas.
Gastos com Tevê
Em
quase todo o território nacional, a Globo é a campeã de audiência e em Alagoas
não é diferente. As Organizações Arnon de Mello, de propriedade da família do
senador Fernando Collor, são as retransmissoras da “poderosa” e por
consequência, na tevê (TV Gazeta), tem a maior audiência. Além de ser o maior
grupo de mídia do estado com rádios, jornal impresso e sites na web. Em segundo
vem o Sistema Pajuçara de Comunicação, cuja tevê retransmite o sinal da Record.
O grupo também contém sites e rádios.
Entre
os donos da TV Pajuçara estão parentes de tucanos importantes, além do próprio
ex-senador João Tenório que, segundo o site Donos da Mídia, também é sócio da
TV Gazeta. Ele foi suplente do governador Teotônio Vilela (PSDB) no Senado e
assumiu quando o titular se tornou governador. Também há parentes do atual
prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Além do filho do atual vice-governador, José
Thomaz Nono.
Baseado
em critérios técnicos, uma das principais características é o da audiência.
Entre 2008 e 2013 (até o mês de julho) a TV Gazeta recebeu R$ 18.613.334,29 e a
TV Pajuçara 14.002.531,53. Até aí nada demais. Porém em 2012, ano eleitoral, a
TV Pajuçara recebeu R$ 3.298.524,97 contra R$ 3.011.444,80 da TV Gazeta. Uma
diferença de R$ 289.080,17. Em 2013 a TV Pajuçara também recebeu mais até aqui.
R$ 1.432.961,63 para a TV dos aliados do governador contra R$ 1.323.173,79 da
TV Gazeta.
Sobre
o fato de durante o ano eleitoral a TV Pajuçara ter recebido mais do que uma
emissora maior e que, segundo critérios da SECOM, observa-se a audiência, mesmo
que não seja uma diferença absurda, é estranha. Por si só não quer dizer nada,
mas que é estranha, é.
Sites na internet
É
cada vez mais crescente o acesso à internet. Portanto é natural que aumente o
interesse publicitário nessa plataforma de mídia. O portal TNH, do grupo
Pajuçara foi o segundo site a receber mais recursos. Perdendo para o Alagoas 24
horas e ficando à frente do Portal Cada Minuto.
Duas
coisas chamaram a atenção: primeiro que entre os sites mais beneficiados com as
verbas publicitária está o Sertão 24 horas que, apesar da semelhança de nome,
não é do grupo do campeão de verbas. Ele pertence a uma empresa chamada Valões
Empreendimentos e Publicidade Ltda e fica localizado na cidade de Santana do
Ipanema, sertão de Alagoas. Ele tem menos acessos que o Portal Tribuna Hoje que
entre 2008 e 2013, recebeu apenas R$ 46.750,00 em 2010.
A
outra coisa que causou estranheza foram os recursos destinados ao site do colunista
política Cláudio Humberto. Em dois anos e meio (2011, 2012 e 2013 até o mês de
julho), ele recebeu R$ 195.000,00. Sendo que R$ 150.000,00 em 2012, ano
eleitoral.
As coincidências dos repasses em ano eleitoral por si
só não provam nada, mas são esquisitas, sim. Por que cargas d'água Cláudio
Humberto recebeu em 2012 mais que os outros sites de notícias? Ele tem um site
chamado Diário do poder e, segundo o Alexa, site que mostra o número de acessos
na internet, seus visitantes são em menor número que o próprio TNH ou o Cada
Minuto. E por que a TV Pajuçara, que tem audiência menor que a TV Gazeta,
recebeu mais verbas que a concorrente?
http://correiodealagoas.com.br/blog/430/cadu-amaral/2013/07/26/verbas-publicitarias-de-alagoas-algumas-estranhezas.html
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